A arborização desempenha um conjunto importante de funções, que impactam na qualidade do ambiente nas cidades, como melhora no macro-clima; aumento da biodiversidade local, valorização dos imóveis e entornos, além é claro, servir como abrigo e comida a fauna urbana. Levando em consideração a relevância do tema, a Secretaria de Meio Ambiente de Bonito está lançando um folder com dicas que vão desde a escolha da muda para ser plantada em frente a uma casa, até como solicitar autorização para poda e supressão.

O documento traz informações como: como escolher a árvore certa a ser plantada em frente a sua casa ou imóvel; como preparar o local para receber esta pequena muda; o porte das árvores e também como solicitar autorização para poda e supressão e as maneiras adequadas de como realizar uma poda.

Além do folder, a Sema vem trabalhando consistentemente no planejamento do plantio de sementes de espécies adequadas para arborização da cidade, que estão disponíveis no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro e também em técnicas de maior eficiência, com princípios da Agrofloresta, para maior sucesso nos plantios.