12/02/2019 07h08 - Por: Assessoria de Comunicação

Com o nome “Jogos da Independência”, os Jogos Escolares começaram em 1978 na Escola Estadual BCG. Seu objetivo é integrar os estudantes e fomentar a prática desportiva

Com a participação da secretária de Educação e Cultura, Roseli Gambim, diretores de escolas e professores de educação física, as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Esportes realizaram na quinta-feira, dia 7 de fevereiro, uma reunião para debater o calendário dos Jogos Escolares 2019, cujo início está previsto para o mês de agosto (com término em setembro), bem como a realização de jogos seletivos de futsal e voleibol, programados para o mês de março.

Os jogos escolares são disputados nas categorias masculino e feminino, dividindo-se em jogos coletivos: futsal, voleibol, handebol, atletismo (corridas de revezamento 4 x 75) e queimada; e jogos individuais, que incluem salto à distância, corridas de 50, 75, 100 e 1.000 metros rasos, arremesso de peso, xadrez e dama.

A HISTÓRIA DOS JOGOS ESCOLARES DE BONITO

Os Jogos Escolares tiveram início em 1978 na Escola Estadual BCG com o objetivo de integrar os estudantes e fomentar a prática desportiva. Chamavam-se então “Jogos da Independência” e foram idealizados pelo desportista e presidente do Grêmio Estudantil da Escola BCG, Valdeli (In memoriam).

As competições aconteciam inicialmente na quadra da escola BCG, na Praça da Liberdade e nas ruas da cidade. Com partidas de futebol de salão, voleibol, corridas e ciclismo.

A partir de 1.982, com a construção do Ginásio de Esportes de Bonito (denominado Juscelino Kubitscheck) e a participação de mais escolas os Jogos Escolares ganharam o formato atual, com a inclusão de novas modalidades.

Reunião debateu realização dos Jogos Escolares 2019 e seletivas de vôlei e futsal. Foto: Divulgação