Atividades em todos os setores do turismo devem retornar de forma mais efetiva em julho

09/06/2020 17h16 – Por: Assessoria de Comunicação

A ATRATUR (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) e a ABAETUR (Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo) entregaram, nesta terça-feira (9), os protocolos de Biossegurança, com as orientações para reabertura, prevista oficialmente para 1º de julho. Os dois documentos se complementam, garantido a segurança dos visitantes desde a escolha e agendamento até o momento do passeio em si.

Segundo o presidente da ABAETUR, Gustavo Diniz Romero, a decisão de elaborar um protocolo específico para as agências, é justamente para garantir maior confiança aos visitantes, ao garantir que todos os estabelecimentos sigam um padrão de atendimento. “Nós decidimos por criar esse protocolo para termos algo mais concreto e mais correto, para apresentar aos nossos parceiros e aos nossos clientes. Algumas agências estavam nos questionando a respeito do protocolo e mesmo a Prefeitura não exigindo, para dar esse norte a todas as agencias de Bonito, nós decidimos fazê-lo”.

Gustavo também destacou que as reservas online permanecem e após a notícia da reabertura do turismo, os visitantes já começaram a procura pelo destino. “Nessa última semana nós tivemos uma surpresa positiva, a procura aumentou já para os meses de julho, agosto e setembro. Nós estamos notando que as pessoas estão procurando marcar de ultima hora, porque não sabem como vai estar o destino e também estão preocupadas com a segurança, questionam sobre o número de casos, os protocolos que estão sendo seguidos e ficam mais confiantes ao ver que estamos buscando fazer tudo de uma forma correta”.

O prefeito Odilson Soares parabenizou a iniciativa, destacando que a partir de agora, seremos forçados a viver com essa nova realidade. “Daqui para frente nossa caminhada será diferente. Teremos um novo normal e precisamos nos adequar a ele”.

ATRATUR

O presidente da Associação dos Atrativos, Guilherme Poli, também comentou sobre a elaboração do protocolo, que foi denominado por todos, como um dos mais complexos, devido a quantidade de atividades que distintas que o município possui.

“Foi bem trabalhoso, porque na parte dos atrativos, Bonito tem muitas especificidades. Cada atrativo é diferente e por isso nós segmentamos por balneários, flutuações, cachoeiras, atividades de aventura, como bóia cross, rapel, porque o que vale para uma flutuação, não vale para um balneário, por exemplo, então tivemos que adaptar e fazer protocolos para cada segmento. A parte da alimentação também será bastante dificultosa para os proprietários, visto que os Buffet não estão liberados, então devemos trabalhar com o sistema de ‘Buffet assistido’, onde a pessoa vai escolher e um único funcionário vai servir, para evitar a contaminação. Então são muitos detalhes e nossa expectativa é ter o turista na cidade, porque os nossos custos vão aumentar, a capacidade de carga vai reduzir”, detalha Guilherme.

Ainda segundo a Atratur, todos os atrativos devem abrir, mais com capacidade de carga reduzida. “Bonito, por já ter na maioria dos passeios o sistema de gestão de segurança e também por não ser um local de aglomeração, tirando os balneários, não vemos problema em liberar, porque também são trilhas longas, ao ar livre, os equipamentos já são higienizados normalmente, nós só aumentamos as recomendações, conforme a ANVISA pede”.

Para o secretário de Turismo, Augusto Mariano, as pontuações do associação são pertinentes, visto que Bonito tem um mix de atividades, mas que é justamente isso que atrai a atenção dos visitantes. “Nós acompanhamos todo o trabalho da Atratur, em parceria com o Sebrae e Sesi, e sabemos da dificuldade em chegar a um protocolo final, mas tenho certeza que a partir de agora, vamos retomar nossas atividades de forma mais segura para todos e vamos continuar fazendo de Bonito um destino reconhecido mundialmente, não apenas pelas belezas naturais, mas pelo respeito a natureza e seus visitantes”, reforça.

Matheus Oliveira, gerente do Sebrae Bonito, destacou ainda, que o Sebrae e Sesi, além de auxiliarem na produção dos protocolos, vai fornecer apoio a todos os proprietários que precisarem, na implantação dos mesmos. “Todo documento, quando você vai implantá-lo em uma empresa, ele vem como regras gerais e você precisa adaptar essas regras para que elas tenham segurança, de acordo com cada estabelecimento.

O que a gente está oferecendo como apoio é essa consultoria especifica para a implantação e mais tarde, quando estiver tudo ok, uma certificação, que também será de grande valia para o empresário, que poderá divulgar uma certificação de segurança concedida por instituições de renome e credibilidade”.

ATRATUR e ABAETUR entregam Protocolos de Biossegurança

Prefeito Odilson Soares, Matheus Oliveira, gerente do Sebrae Bonito e Gustavo Diniz Romeiro, presidente da ABAETUR

ATRATUR e ABAETUR entregam Protocolos de Biossegurança