Município tem sete protocolos de biossegurança

26/06/2020 12h09 – Por: Assessoria de Comunicação

Os guias de turismo de Bonito se reuniram com o prefeito Odilson Arruda Soares, na manhã desta sexta-feira (26) para apresentar o Manual de Boas Práticas e Procedimentos em Tempos de Covid-19, elaborado para complementar os protocolos de biossegurança apresentados pelos demais setores do trade.

O secretário de Turismo, Augusto Mariano destacou que o grupo, juntamente com os motoristas do turismo, foram os principais afetados pelo fechamento e por isso merecem atenção especial do Executivo Municipal. “Já em março, quando decidimos fechar a cidade, nós voltamos a atenção para os guias e motoristas, porque entendemos que muitos tem o turismo como principal fonte de renda, por isso a Assistência Social tem prestado apoio com a entrega de cestas básicas, já vamos para o terceiro mês, somando quase 500 cestas. Claro que apenas isso não é o suficiente, mas é a forma que o Executivo achou para ajudar e agora, com a retomada do turismo, vamos nos fortalecer para que a economia volte a girar no município”.

O prefeito parabenizou a iniciativa do grupo, lembrando que não foi exigido pela Prefeitura a elaboração de protocolos para os guias. “A iniciativa de vocês mostra a preocupação em receber os visitantes com segurança e qualidade. Hoje o município soma sete protocolos e isso é algo nunca visto. Que eles sirvam não apenas nesse período de segurança, mas que sejam uma nova forma de atendimento, para preservar sempre a integridade de todos”, afirmou.

O presidente da AGTB (Associação dos Guias de Turismo de Bonito), Amândio Pazetto agradeceu o apoio da Prefeitura e destacou que o grupo está ansioso pela retomada, mesmo entendendo que será feita de forma gradativa e demore algum tempo para estabilizar a situação. “A principio a maioria dos hotéis e atrativos deve funcionar com capacidade de atendimento reduzida e claro que isso impacta aos guias diretamente, mas já é um recomeço e será muito significativo”.

A retomada do turismo em Bonito está prevista por atrativos e hoteis a partir de 1º de julho. Decreto Municipal autorizou a entrada de visitantes desde 1º de junho, porém o trade preferiu retomar as atividades apenas no próximo mês para ter um tempo maior para adequações de segurança.

Guias entregam manual de boas práticas e falam sobre expectativas para reabertura