Em reunião ordinária do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito nesta quinta-feira (27) a secretária Municipal de Saúde, Lívia Maria Silva Oliveira destacou que as visitas domiciliares aos pacientes positivos, realizadas por equipe da Vigilância em Saúde com apoio do Corpo de Bombeiros, resultou diretamente na queda do número de denúncias por quebra de isolamento domiciliar em Bonito.

Número de denúncias por quebra de isolamento cai após início de visitas domiciliares a positivados

“Desde que as equipes começaram essa ronda diária as famílias positivadas, o número de denúncias caiu muito, foi realmente expressivo. E é importante destacar que, mais do que o caráter fiscalizatório, as visitas objetivam atender realmente as pessoas. Saber como estão se sentindo, se estão realizando o tratamento quando necessário, se precisam de mais algum suporte”, detalha a secretária.

Segundo informado na reunião, são feitas de 10 a 15 visitas por dia, sempre no período vespertino, uma vez que durante a manhã, o Corpo de Bombeiros atua no Posto de Controle de Monitoramento, ou barreira sanitária como todos conhecem, na entrada da cidade, que é também, outra importante aliada no combate ao vírus no município.

“Nós não identificamos nenhum caso suspeito no Posto de Controle de Monitoramento até o momento. Todas as pessoas paradas passam por entrevista e aferição de temperatura e ninguém apresentou ou relatou nenhum sintoma relacionado ao Covid-19”, explica Mariana Corrêa, diretora de Departamento de Vigilância em Saúde do município e responsável pelo Posto de Monitoramento.

Em 10 dias de funcionamento, de 12 a 27 de agosto, desconsiderando os finais de semana, a barreira já fiscalizou 5018 veículos e 8285 pessoas.

Ainda conforme Mariana, o número de denúncias pelo telefone da Vigilância também caiu. “A gente recebia em média uma ligação por dia de pessoas relatando situações de quebra do isolamento, que nem sempre se confirmavam, isso é importante falar, mas nas duas últimas semanas, esse número caiu para uma ou nenhuma”.

O comandante da Guarda Municipal, Andrade, também reforçou que as denúncias para o telefone da corporação caíram em 80%.

Aumento de Casos

Embora o município venha realizando ações de combate ao vírus, o número de casos positivos tem aumentado expressivamente no mês de agosto, mas conforme a Secretária de Saúde, isso está ligado a testagem massiva de casos suspeitos.

“Nós estamos testando muito, principalmente pelo teste rápido, diferente de outras cidades. Se um paciente apresenta sintoma e está dentro do tempo previsto para teste, ele já é realizado na hora. Caso seja positivo, nós isolamos os familiares e testamos todos também”.

Outro fator que impactou no aumento de casos foi a testagem de todos os profissionais da Saúde. Ao todo, foram 245 testes em servidores da área.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, reforça ainda, que tem sob controle a evolução da Pandemia da Covid-19 e continuará com todas as ações epidemiológicas visando o bem-estar da população e dos visitantes e pede colaboração de todos para continuarem usando máscaras, evitando o tereré coletivo, não fazerem aglomerações e manter a higiene frequente das mãos.