O Sebrae, em parceria com o SESC e SESI vai instalar postos itinerantes de orientação sobre as medidas de segurança para controle do Covid-19 nos atrativos de Bonito, durante o final de semana e feriado de Finados, na próxima segunda-feira (2). A medida foi anunciada durante reunião ordinária do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus no município, na manhã desta quinta-feira (29). O Sebrae e Município têm várias parcerias exitosas e de sucesso, principalmente durante o processo de retomada do turismo.

O gerente regional do Sebrae Bonito, Matheus Oliveira reforçou ainda, que 20 agentes vão percorrer o comércio, assim como hotéis, bares e restaurantes, para reforçar as medidas de segurança para o feriado. Ele também destacou que 600 empresas solicitaram apoio do Sebrae para implantação dos protocolos, apresentadas por cada setor entre os meses de junho e julho, antes da abertura oficial do turismo.

“O Sistema S entende que o turismo é um grande gerador de emprego e renda, não só para Bonito, mas para todo o Estado e tem buscado ser um parceiro ativo dos municípios que precisam de ajuda nesse retorno das atividades. Os consultores vão percorrer o comércio reforçando algumas ações de prevenção e os postos itinerantes vão tratar diretamente com o turista, explicando os decretos vigentes e as medidas que devem ser seguidas no município”, detalha Matheus.

O prefeito Odilson Soares autorizou a instalação de um dos postos no Balneário Municipal e também a disposição de faixas de conscientização em diferentes pontos da cidade.

O Executivo Municipal reforçou ainda que vai atender, como for possível, a recomendação do MP para conter a aglomeração de pessoas em vias públicas. O policiamento será reforçado e feito de forma preventiva, ou seja, viaturas já serão direcionadas para locais com potencial de aglomeração antes que elas se formem, geralmente no final da tarde, após fechamento dos atrativos.

Sistema S vai instalar postos de orientação sobre o Covid em atrativos de Bonito durante o feriado
Tenente Bruna, da PM de Bonito, falou sobre ações que serão adotas pela Corporação durante o feriado

Augusto Mariano, secretário de Turismo e presidente do Comitê, frisou ainda que os visitantes são bem-vindos e que o município não pode fechar as portas ou adotar medidas severas visto os impactos já causados pelo fechamento, por mais de três meses. “Nós tivemos dezenas de empresas fechadas, muitas por definitivo, centenas de pessoas desempregadas e um impacto gigantesco na economia do município. Nós respeitamos todas medidas, seguramos a cidade fechada enquanto testemunhávamos tudo isso, porque ainda não era o momento de abrir, mas com cautela e responsabilidade, conseguimos retomar o turismo gradativamente. Se hoje algumas situações atípicas estão acontecendo, precisamos lembrar que o cidadão, em qualquer lugar do mundo, já deveria saber a situação que vivemos e agir com prudência. O Executivo vai fazer o que é possível para evitar novos episódios semelhantes aos divulgados massivamente pela mídia, mas Bonito precisa continuar, pelo bem de todos”.

A reunião também foi para aprovação do novo decreto, visto que o vigente termina neste dia 30 de outubro. O novo documento deve ser publicado nesta sexta-feira (30) em Diário Oficial, com vigência até dia 30 de novembro e não traz alterações em relação ao anterior.