Como não podia ser diferente, tivemos primeiro que “arrumar a casa”!!!

Recebemos um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS fechado; um Centro de Referência Especializado de Serviço Social – CREAS praticamente na rua, primeira providência foi locar um imóvel para que o CREAS pudesse atender.

Uma internet que não permitia acessar os programas e computadores que quase nem funcionavam.

Providências foram tomadas, e com o apoio irrestrito do Prefeito, fomos aprimorando todos os equipamentos.

O Programa Bolsa Família – PBF se utilizava de um espaço inadequado; sendo de estremo sigilo, precisava ser separado. Iniciou uma reforma onde hoje, atua em quatro salas, com computadores, impressoras e armários próprios; banheiros novos e adaptados de acordo com a ABNT. Em pleno funcionamento; foram adquiridas 300 cadeiras exclusivas para as reuniões trimestrais do PBF. Em 2020 foram adquiridos 02 tablets e 01 moto bis para “Busca Ativa”, porém veio a pandemia do COVID-19.

Pensando nos adolescentes e jovens o Prefeito contratou um maestro e com os 28 instrumentos musicais recebidos da gestão anterior, ali mesmo, no pátio da prefeitura, iniciou-se aulas de músicas! “Quando chovia, as crianças eram felizes ali mesmo na umidade”.

Criamos então o “Espaço Artístico e Cultural” onde ano a ano foram adquiridos novos instrumentos musicais e ali, formando musicistas. Adquirimos mais 43 instrumentos novos, formando a “Banda Musical de Bonito e o Grupo de Violeiros Som do Mato”; totalizando mais de 70 instrumentos musicais.

Para 2020 nossos projetos foram ceifados… Adquirimos um teclado marca Yamaha que seria para aula de alunos cadeirantes da Associação Pestalozzi de Bonito/MS.

Através de Emenda Parlamentar, compramos 33 flautas germânica marca Yamaha, onde atenderíamos crianças de 6 a 12 anos, cuja denominação seria “ Crianças Flautistas de Bonito”. “Sonhos que a pandemia levou”.

Temos hoje um CRAS totalmente remodelado. Para 2020, o Prefeito construiria o Centro de Conviver Idosos; que também, através de Emenda Parlamentar destinada ao Centro dos idosos foram adquiridos: 06 aparelhos de ar condicionados (na caixa), uma TV Led 43 polegadas, também na caixa, 20 jogos de mesas com quatro cadeiras cada (80 cadeiras); todos reservados para esse espaço, não podendo ser aplicado em outro local.

Em novembro de 2017 o município foi chamado para assumir a antiga “Fundação Vida Bonito – Casa da Criança”, onde a ideia parecia ser deixar a criança mal tratada lá, como também havia a ideia de que “o que não me serve mais, vou doar para instituição”.

Triste realidade!!!

Assumimos, mudamos essa realidade, “sucata lá não tem lugar”, com o trabalhos das Técnicas, de 12 crianças e adolescentes, hoje temos 3; e com a graça do Senhor, haveremos de encontrar um lar para as 02 pequeninas.

A SAS não se furtou em aprimorar o conhecimento de todos os Técnicos, tanto em nível estadual e até nacional.

Também para os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV foram propostos cursos para aprendizado de trabalhos manuais e de culinária. Onde o material era ofertado totalmente sem custo e o produto ficava para o artesão. Em 2019, através do Programa ACESSUAS Trabalho foram propiciados para 300 pessoas de 14 a 59 anos, em várias turmas, palestras de alto conhecimento, superação e preparação para inserção no mercado de trabalho…

A SAS através do CRAS não se eximiu em atender a população na fase de desemprego da pandemia do COVID-19, com a oferta de cestas de alimentos a todos que precisaram; Guias de Turismo, Motoristas do Turismo e quem mais precisou.

Outras atividades e atendimentos são inerentes da Assistência Social.

Obrigada Prefeito, sem seu apoio nada teria sido realizado.

Desejo ao meu sucessor(a) votos de um trabalho cada vez melhor para a nossa comunidade que tanto precisa.

Por Ilza Gomes Soares