O Turismo é um dos principais geradores de emprego e renda em Bonito. O setor é responsável por 70% dos postos de trabalho e mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, provém das atividades turísticas. Nos últimos quatro anos, a cidade recebeu diversas premiações e no ano de 2019, bateu todos os recordes de visitações, resultado de ações de publicidade pelo Brasil e pelo mundo.

• Em 2017 foi apontado como melhor destino ecoturístico no Brasil pelo instituto de pesquisas Datafolha, pertencente ao Grupo Folha, do qual o jornal Folha de São Paulo faz parte.
  • Vencedor da categoria Melhor Destino de Ecoturismo no Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, promovido pela revista Viagem e Turismo (Editora Abril) nas edições 2017/2018 – 2018/2019 – 2019/2020.
  • Participou da 22ª Feira de Turismo de Ribeirão Preto em 2018
  • Feira Internacional de Turismo de Gramado em 2019.
  • Recebeu certificação do Ministério do Turismo que o incluiu no Mapa do Turismo Brasileiro 2017/2019 e 2019/2021, importante para que o município possa cadastrar projetos e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.
  • Participou de reuniões do Conselho Nacional de Turismo, órgão colegiado cuja atribuição é assessorar o Ministério do Turismo na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados.

Crescimento do Setor

Números apresentados pelo Observatório de Turismo e Eventos de Bonito-MS – OTEB, coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e da FECOMÉRCIO-MS,  através dos Inventários Turísticos de Bonito e Região – 2015|2016  e de 2019 mostram o progresso do setor.

Conforme relatório, ao final de 2016 Bonito possuía 5.444 leitos – somados hotéis, pousadas e albergues. Ao final de 2019 esse número passou para 6.571, o que representa um aumento de 20,7%. Também foi registrado um aumento de 143% no número de Casas de Aluguel e de 32% na quantidade de guias de turismo, passando de 98 em 2016 para 130 em 2019.

Turismo: atrativos reformados e recorde de visitações
Inventários Turísticos de Bonito e Região – 2015|2016
Tipo de Equipamentos – 2019QuantidadeLeitos
Hoteis/Pousadas/Albergues836.571
Casas de Aluguel78763
Campings04
Bares e Restaurantes81
Atrativos40
Guias de Turismo130
Lojas de Artesanatos/Souvenirs34
Agências de Turismo47
Inventários Turísticos de Bonito e Região – 2019 – Dados OTEB

Atrativos Reformados

O Executivo Municipal também investiu em obras de infraestrutra e nos atrativos geridos pela Prefeitura. Na Gruta do Lago Azul foram adquiridos novos equipamentos de segurança, incluindo capacetes infantis que antes não tinham. Os banheiros do local também foram totalmente reformados.

O Balneário Municipal passou por uma reestruturação total, desde o plantio de arvores e gramado, até substituição de deques e passarelas danificadas; reforma dos sanitários, com instalação de moderno sistema de tratamento de resíduos;reforma da ponte de acesso ao local, da cantina dos servidores e dos quiosques; aquisição de novos veículos para transporte dos servidores e ambulância própria, que fica no local para possíveis emergências.

Investimentos Estaduais

O Governo do Estado também realizou importantes investimentos em Bonito, que refletiram diretamente no turismo da região, como a revitalização da entrada da cidade, com recapeamento da via, construção de ciclovia e iluminação; pavimentação da rodovia de acesso a Gruta do Lago Azul, e construção do Corpo de Bombeiros, que já está em fase de conclusão. Além disso, o Estado assumiu o Aeroporto de Bonito, melhorando a estrutura física do local e trazendo novos voos para a cidade.

Outro importante investimento, que teve início em outubro deste ano, é a pavimentação da Rodovia do Turismo. A primeira etapa contempla o trecho entre o Hospital Darci João Bigaton e a Ponte do Matheus. A segunda etapa, também já anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja e que está em fase de elaboração do projeto, consiste na substituição da Ponte do Matheus por uma de concreto e pavimentação até a Ponte do Hormínio – que foi totalmente reformada pela Prefeitura em 2018.