Com participantes de mais de 22 estados brasileiros e mais de 600 inscritos, teve início, na noite dessa terça-feira (16), o seminário Inspira Ecoturismo em Bonito (MS), um dos principais destinos de natureza do país. O evento, uma realização do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, junto a uma rede de parceiros, acontece até este sábado (20), com mais de 20 atividades programadas, com o objetivo de mostrar como o Ecoturismo pode transformar pessoas e lugares.

O Inspira Ecoturismo chega em 2023 à sua segunda edição, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur); Governo do Estado, via Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). A agência oficial do evento é a H2O Ecoturismo, de Bonito.

Durante a abertura oficial do seminário, no Wetiga Hotel, que contou com a presença do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE), o presidente do CDE e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enfatizou a importância do Ecoturismo enquanto oportunidade para o desenvolvimento turístico na maioria dos destinos brasileiros, e em Mato Grosso do Sul, o segmento tem o apoio do setor produtivo e da governança local.

“Sabemos o que foi construído no turismo de Bonito junto ao setor produtivo, a população em si, os produtos rurais que sempre preservaram a natureza. É de uma relevância muito grande a união de todos os setores, onde conseguimos ser por 16 vezes o melhor destino de Ecoturismo. E, fico feliz de ver vocês participando deste evento para aprimorarem seus negócios. O turismo gera emprego e renda, e isso é importante, ainda mais agora saímos da pandemia e conseguimos reconstruir a economia junto a esses setores”, disse Bertoni.

Também na abertura, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou a programação do seminário, que visa gerar conexões entre os participantes. “Estamos entusiasmados em receber a presença de 22 estados neste evento. Nos próximos dias, teremos uma programação repleta de trabalho produtivo, conteúdos enriquecedores e a chance de formar novas conexões. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de explorar os atrativos turísticos locais. Temos mais de 20 atividades preparadas para todos aproveitarem”, pontuou Amarilha.

Na visão do diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wedling, a realização do Inspira Ecoturismo vem para tornar Bonito uma referência também na disseminação de conhecimentos. “Bonito já é um destino referência em Ecoturismo há anos, se tornou também o primeiro destino do mundo Carbono Neutro em Ecoturismo, no final do ano passado. E, agora, com um evento como esse, que possamos nos tornar um destino referência em eventos importantes. Vejo que é o próximo passo que Bonito dá agora, de ser uma referência em repasses de conteúdo e informações, e troca de experiências com outros destinos, que também são referências em seus segmentos”, declarou.

Programação para conectar

O Inspira Ecoturismo é voltado a gestores públicos, empreendedores, profissionais, pesquisadores e demais interessados no desenvolvimento do Ecoturismo, Turismo de Natureza e Turismo de Aventura. O objetivo, com o seminário, é proporcionar aos participantes troca de conhecimentos, oportunidades e conexões com referências da área, de modo a fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios nas atividades turísticas com vocação para o turismo sustentável.

Uma das participantes é a empreendedora Beatriz Branco, proprietária da Angí Chocolates, que está como expositora no evento. No seminário, ela apresenta seus produtos, elaborados com ingredientes locais como castanha de baru, guavira, bocaiúva e jatobá, oferecendo uma variedade de opções, incluindo granola, chocolates e até mesmo chás. O diferencial da empresária é unir sabor irresistível à consciência ambiental em um único produto. “Ao desenvolver nossos produtos com frutos nativos, estamos valorizando nossa biodiversidade e ressaltando a riqueza de nossa região. É gratificante ver que as pessoas estão interessadas em conhecer e experimentar opções de alimentação mais saudáveis, que respeitam o meio ambiente e valorizam os produtos locais”, expôs a empreendedora.

Durante os cinco dias de Inspira Ecoturismo, além da exposição de produtos ligados à sustentabilidade, serão realizados talks, oficinas e palestras com especialistas, além de visitas técnicas a destinos da região e sessão de negócios. O seminário abordará temas como tendências no Ecoturismo, novos perfis de viajantes, segurança no Turismo de Aventura, Marketing de empresas e de destinos, Turismo e as Unidades de Conservação, entre outros.

A programação teve início na terça-feira (16), com a abertura oficial do evento, seguida da palestra “Felicidade: O destino que todos buscamos”, além de atrações culturais. Hoje, 17, a partir de 9h, ocorrem painéis, palestras, compartilhamento de histórias de sucesso e amostra no período da manhã e tarde. Toda esta programação acontece no Wetiga Hotel.

No dia 18, às 9h, também no Wetiga Hotel, tem início as Salas Temáticas discutindo diferentes assuntos no Ecoturismo. À tarde, às 14h, tem painéis, palestras, compartilhamento de histórias de sucesso. No mesmo dia, a partir das 8h, será realizada uma sessão de negócios, com reuniões em que empresas vão apresentar produtos e serviços, para encontrar novos compradores e fornecedores para fortalecer o segmento do Ecoturismo, no Marruá Hotel (R. Joana Sorta, 1173, Bonito).

Ainda no dia 18, quinta-feira, acontece o encerramento do seminário Inspira Ecoturismo. A grande atração será o cantor, compositor e instrumentista Gabriel Sater, que fará uma apresentação gratuita enaltecendo a riqueza da cultura regional. O show acontecerá às 18h30, na praça da Liberdade, na região central de Bonito. Já nos dias 19 e 20 de maio, serão realizadas as visitas técnicas aos atrativos da região, proporcionando experiências únicas aos participantes.

Polo Sebrae de Ecoturismo

O seminário Inspira Ecoturismo é uma das ações do Polo Sebrae de Ecoturismo, que visa a produção e disseminação de conteúdos para entidades ligadas ao turismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. O público-alvo são empreendedores de destinos de Ecoturismo do Brasil; gestores públicos; parceiros institucionais e colaboradores do Sistema Sebrae.

Mais informações aos empreendedores pelo portal do Polo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Por: Agência Sebrae de Notícias