A Prefeitura de Bonito e o Banco do Brasil assinaram nesta quarta-feira (10) contrato no valor de R$ 30 milhões, por meio do Programa Eficiência Municipal, para investimentos em infraestrutura urbana no município. O valor será divido, sendo R$ 15 milhões para a primeira etapa, que irá incluir o recapeamento de ruas danificadas em nosso município, entre elas praticamente toda extensão da Pérsio Schamman, parte da 24 de Fevereiro e Luís da Costa Leite, além de trechos de ruas por todo o município e o bairro BNH.

Os outros R$ 15 milhões, que investidos na segunda etapa, serão para pavimentação e drenagem do bairro atrás da rodoviária e de trechos das ruas Luís da Costa Leite, Olívio Flores, General Rondon e Avenida Belinha.

“Quero destacar algo muito importante: não é todo município que consegue esse pré-requisito do Governo Federal para realizar um financiamento junto a um banco público. Um dos principais critérios é ter uma boa nota junto Tesouro Nacional e Bonito tem a melhor, recebendo classificação A nos três indicadores avaliados no CAPAG (Capacidade de Pagamento) – Endividamento, Popança Corrente e Liquidez, o que indica uma estabilidade fiscal e maior confiabilidade para aquisição de recursos”, destalha o gerente geral do Banco do Brasil em MS, Sebastião Soares.

“Eu agradeço muito o trabalho de toda a equipe da Prefeitura, os secretários que se esforçaram para que pudéssemos conseguir essa pontuação, que já é mantida pelo terceiro ano consecutivo. Então isso é resultado de trabalho, esforço e dedicação na hora de equalizar o caixa, negociar e pagar as dívidas de gestões anteriores e claro, de planejar investimentos. Hoje assinamos um financiamento para investir mais R$ 30 milhões no recapeamento e pavimentação de vias, mais além disso, já anunciamos R$ 20 milhões do Governo do Estado e mais de R$ 10 milhões do município que também estão sendo investidos na área”, afirma o prefeito Josmail Rodrigues.

O Programa Eficiência Municipal é uma linha de crédito voltada aos municípios para apoiar a aquisição de bens e serviços ou financiar projetos de investimentos e permite a ampliação da capacidade de investimentos da administração municipal, contribuindo para atender à crescente demanda da sociedade por melhorias na prestação de serviços e maior eficiência na gestão pública, podendo ser contratado para investimentos nas áreas de: destinada a obras eficiência energética e energia renovável, geração distribuída, iluminação publica, infraestrutura viária e mobilidade urbana, tratamento de resíduos, agricultura, cultura, defesa civil, educação, esporte, modernização, da gestão, lazer, limpeza pública, meio ambiente, saúde, segurança pública, vigilância sanitária, inovação e desenvolvimento.

O financiamento foi autorizado pela Câmara Municipal de Bonito, por meio da Lei Municipal nº 1.681, de 03 de Maio de 2023 e Lei Municipal nº 1.655, de 27 de setembro de 2022.

Veja no mapa as ruas e bairros que serão recapeados e pavimentados: