Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

20.1 C
Bonito
Início Site Página 765

Palestrante Margi Moss defende a valorização do Ecoturismo e afirma que Bonito está no caminho certo

29/04/2014 07h51 – Atualizado em 29/04/2014 07h51

Sub-Título

Por: FundTur MS com Assecom Bonito

Bonito (MS) – A palestrante e diretora do projeto “Rios Voadores”, Margi Moss, realizou hoje (28) a palestra “Como diferentes países mostram e valorizam suas riquezas naturais: impressões de uma viajante” na 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável (ESTC14), que acontece em Bonito.

Margi Moss, que tem raízes e conheceu três continentes, é uma das pessoas mais influentes e realizadoras de viagens no mundo. Ela voou ao redor do mundo a bordo de uma aeronave monomotor e visitou os quatro pontos cardeais do continente americano.

“Já estive em Bonito outras vezes e conheço também o Pantanal. Bonito demonstra um exemplo de união das pessoas em benefício da preservação ambiental. Não existe cidade mais bem aproveitada no Brasil do que Bonito. É a melhor cidade para o ecoturismo do Brasil. Existem bons passeios, estrutura e envolvimento da comunidade”, afirmou a palestrante.

Durante sua palestra, Margie apresentou suas viagens em pesquisas na África, Europa e na Amazônia e América do Sul. Desde 2003, Moss e sua equipe têm se focado em um recurso natural de destaque: a água. Seus inovadores projetos “Águas Brasil”, “Sete Rios” e “Rios que Voam” buscam promover uma melhor compreensão – desde crianças até adultos – da importância da água para a sociedade tanto quanto conexões entre florestas e chuvas, comunidades e rios, água limpa e vida saudável.

Em seu projeto “Rios Voadores”, que são os rios atmosféricos que transportam vapor, Moss coletou 200 amostras de água para pesquisadores em diferentes pontos da Amazônia até as cordilheiras dos Andes.

Margie comparou Bonito à ilha de Fernando de Noronha, em questões de turismo sustentável. “Bonito só não tem o mar, mas é uma ilha de responsabilidade social. Bonito está no caminho certo, porque as pessoas estão envolvidas no processo turístico e contribuem para a preservação ambiental”, afirmou Moss.

Margie voltou recentemente de uma viagem por terra, de automóvel, da Europa até a Mongólia e percorreu de Vancouver ao Panamá também registrando suas impressões e relatos de vivencias e experiências sobre os diferentes modos de viver das comunidades locais.

Palestrante Margi Moss defende a valorização do Ecoturismo e afirma que Bonito está no caminho certo

Trinta e três estandes e 43 países participam da Conferência de Ecoturismo em Bonito

Bonito (MS) – O Pavilhão de Exposições da 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável (ESTC 14) concentrou os 33 estandes presentes no evento, representando outros estados brasileiros, outros países e instituições ligadas ao turismo. Um espaço de reuniões, troca de informações, divulgação e atrativos turísticos.

Por: FundTur MS com AsseCom Bonito

Bonito (MS) – O Pavilhão de Exposições da 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável (ESTC 14) concentrou os 33 estandes presentes no evento, representando outros estados brasileiros, outros países e instituições ligadas ao turismo. Um espaço de reuniões, troca de informações, divulgação e atrativos turísticos.

Participam os estandes do Instituto Família Legal, da ITB Berlin, do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Corumbá, Casa do Vidro, Bicho do Mato, Haber Hotelaria (Rede hoteleira voltada para o sustentabilidade), Moda Ecológica, Fecomércio, Sebrae, Embratur, Ecuador, Amazonas, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Botsuana Tourism, Uneart-MS, Refúgio Caiman, Casa da Memória da Raida, Alcinópolis/Costa Rica/Chapadão do Céu, Táxi Branding, Prefeitura de Miranda, Taboa, Ties, Broto Fruto-Culinária do Cerrado, Prefeitura de Bodoquena, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, Bonito Convention e Visitor Bureau, Cerâmica Artesanal e Ministério do Turismo.

Trinta e três estandes e 43 países participam da Conferência de Ecoturismo em Bonito

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 032/2014

O Município de Bonito – Estado de Mato Grosso do Sul, através do Pregoeiro designado pelo decreto 152/2013, torna público o resultado do processo supra. Objeto: Aquisição de dois conjuntos de equipamento de academia ao ar livre na Praça do Jardim Bom Viver e na Praça do Jardim Marambaia em Bonito/MS, conforme Convênio nº. 27/4516/2013. Vencedor(es): Empresa: Snol Met. Com. Serv. Ltda ME. Valor Total: R$19.200,00 (dezenove mil e duzentos reais). Data: 28/04/2014. HOMOLOGO o resultado proferido pelo(a) Pregoeiro(a), no Processo acima mencionado, em favor da(s) empresas(s) vencedora(s). Leonel Lemos de Souza Brito, Prefeito Municipal.


EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DO SEGUNDO TERMO ADITIVO DO CONVÊNIO N°. 014/2014

Partes: Município de Bonito/MS e a Associação Beneficente Hospital Darci João Bigaton. Objeto: O acréscimo financeiro da Cláusula Segunda, para cobertura das despesas com Prestação de Serviços de pessoa física e/ou jurídica e Plantões Médicos. Vigência: 25.04.2014 a 31/12/2014. Base Legal: As partes declaram expressamente sujeitas às normas legais e regulamentares, tendo como base a Lei nº. 8.666/93 e suas alterações subseqüentes, o Art. 9º da Lei Municipal Nº. 1.307, de 13/12/2013. Valor Total: O valor do Convênio Nº. 014/2014 de R$ 2.239.494,72 (dois milhões duzentos e trinta e nove mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e setenta e dois centavos), para R$ 2.465.684,80 (dois milhões quatrocentos e sessenta e cinco mil seiscentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos), ou seja, um acréscimo de R$ 226.190,08 (duzentos e vinte e seis mil cento e noventa reais e oito centavos). Assinam: Leonel Lemos de Souza Brito – Prefeito Municipal Gil Marcos Saut – Presidente.


EXTRATO DE PUBLICAÇÃO CONVÊNIO N°. 022/2014

Partes: Município de Bonito – MS e Associação Pestalozzi de Bonito. Objeto: O presente convênio tem por objeto a cooperação financeira para custear despesas de ações de Manutenção e Desenvolvimento do ensino na modalidade Educação Especial da Escola Caminho da Esperança, através de recursos financeiros provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. BASE LEGAL: As partes declaram expressamente sujeitas às normas legais e regulamentares, tendo como base a Lei nº. 11.494/07 Art. 8°, § 4°, Art. 9°, § 2° e no Decreto n° 7.611/11 no Art. 9° § 2°. Vigência: 28/04/2014 a 31/12/2014. Valor Total: O valor do presente instrumento de convênio é de R$ 86.851,66 (oitenta e seis mil oitocentos e cinquenta e um reais e sessenta e seis centavos), pagos conforme cronograma desembolso parte integrante do Plano de Trabalho, até o quinto dia útil de cada mês. Assinam: Leonel Lemos de Souza Brito – Prefeito Municipal Edmirson Ribeiro – Presidente.


DECRETO Nº 049 DE, 22 DE ABRIL DE 2014

“Dispõe sobre a decretação de ponto facultativo para o dia 02 de maio de 2014 e dá outras providências.”

LEONEL LEMOS DE SOUZA BRITO, Prefeito Municipal de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições legais contidas no artigo 66, III, da Lei Orgânica do Município e, considerando a comemoração do Dia do Trabalhador,

DECRETA:

Art.1º. Fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dias 02 de maio de 2014, com exceção dos serviços considerados de emergência e essenciais à população, que por sua natureza não devem ser interrompidos, nem paralisados.

Art. 2º. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

LEONEL LEMOS DE SOUZA BRITO Prefeito Municipal


AVISO DE LICITAÇÃO CONVITE Nº. 11/2014

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças torna pública a abertura da Licitação na Modalidade Convite, que será regida pela Lei nº. 8.666/93 e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada:

OBJETO: Contratação de empresa especializada, para elaboração de projetos arquitetônico para a revitalização do Balneário Municipal de Bonito/MS.

RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA: 08 de maio 2014 às 10h00min (dez horas). Os envelopes de documentação e proposta serão recebidos no horário e data acima especificados, na Sala de Licitação, situada a Rua Coronel Pilad Rebuá, 1.780 – Centro, Bonito/MS.

O Convite e anexos poderão ser obtidos aos interessados no mesmo endereço, no horário das 07h30min às 13h30min.

Bonito/MS, 28 de abril de 2014.

Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser, Secretário Municipal de Administração e Finanças.


Sebrae/MS lança pedra fundamental de sede em Bonito

28/04/2014 14h22 – Atualizado em 28/04/2014 14h22

Sub-Título

Por: Paulo de Lima com Sebrae

O Sebrae/MS lançou neste sábado (26) a pedra fundamental da sede do Sebrae em Bonito, regional Sudoeste. Empresários, políticos, representantes do poder público, de associações, sindicatos e do sistema “S” prestigiaram o evento que contou ainda com a presença do diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto. “É um investimento no futuro, na comunidade local que vai poder usufruir dos benefícios dessa nossa política de interiorização e descentralização do seu trabalho. Bonito tem uma posição estratégica e o objetivo é ofertar mais cursos e contemplar o ambiente com uma sede à sua altura. O importante é o trabalho forte nessa região que tem uma cadeia de turismo muito representativa para o país”, destaca Barreto.

A instituição atua há mais de 20 anos no município, atendendo cerca de 1.200 micro e pequenas empresas na cidade. A nova sede vai ampliar o poder de atuação do Sebrae e estimular a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas. Eduardo Riedel, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no MS, enfatiza que a unidade é uma resposta para a sociedade bonitense. “Vamos preparar um ambiente para atender a demanda de 12 mil empresas e estimular o setor de turismo na região. Para Bonito é um legado. O prédio é reflexo daquilo que já construímos ao longo dos anos”.

“Atenderemos a 11 municípios da região Sudoeste. Nossa intenção é impulsionar os setores hoteleiro, de artesanato, turismo e, principalmente, o agronegócio com a agricultura familiar abastecendo os hotéis da região”, complementa Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae no MS.

Já o Prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), afirmou “é com muita alegria e satisfação, o lançamento da construção do prédio do Sebrae em nossa cidade. Já temos uma parceria com a entidade há vários anos e agora vamos avançar mais um degrau na melhoria para nossa comunidade, estará aqui uma entidade com estrutura voltada a capacitação, formação e criação de profissionais, com isso vamos dar aos nossos jovens, mais esta oportunidade de aprender e se qualificar aqui em Bonito”.

Para Neila Garcês Cunha, presidente da Abrasel Bonito – Associação de Bares e Restaurantes da cidade, a nova sede é um anseio da população que busca treinamento e qualificação, mas que hoje esbarra na questão da logística. “Vai melhorar em 100% a questão e beneficiar o município de maneira geral”, pondera. Opinião compartilhada pelo prefeito Leonel Brito, que destacou a sede como “um marco que consolida o Sebrae como centro de capacitação da região Sudoeste”.

Sustentabilidade

Localizada na entrada da cidade, a unidade será toda construída com base no conceito de sustentabilidade. A arquitetura foi pensada para ter o menor impacto ambiental possível e será construída com concreto, ferro e vidro. “Nos preocupamos com a questão por Bonito ter um solo delicado. Vamos retirar o mínimo da natureza e devolver pouco entulho”, diz Antônio Lima, assessor da diretoria.

A obra foi orçada em R$ 4 milhões e tem previsão de ser concluída até o final do ano. Serão construídas três salas de treinamento com capacidade para 30 pessoas cada. Os ambientes terão divisórias retráteis que se transformam em auditório com 100 lugares, além de espelho d´água, paredes isotérmicas e hall com ambientação interna alusiva à gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Bonito. A área de 6.700 m foi doada pela prefeitura e no terreno ainda haverá espaço para carretas e unidades móveis do Sistema S. Durante o lançamento houve a compensação do carbono consumido, que foi revertido em 14 mudas de árvores nativas que foram plantadas no terreno da nova sede.

Conferência

O lançamento da pedra fundamental em Bonito acontece simultaneamente à realização da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, um dos mais importantes eventos de turismo do mundo. São esperados cerca de mil participantes de mais de 45 países.

Sebrae/MS lança pedra fundamental de sede em Bonito

Sustentabilidade é um grande foco da 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável

28/04/2014 09h59 – Atualizado em 28/04/2014 09h59

Sub-Título

Por: Paulo de Lima com FundTur MS

Bonito (MS) – O ponto forte da conferência é a sustentabilidade, a construção de uma economia voltada para o fortalecimento do ecoturismo com a participação da comunidade aliada a preservação ambiental.

A ESTC 2014, que está sendo realizada em Bonito até o dia 30 de abril, é um marco não apenas para Bonito e Mato Grosso do Sul, mas também para as pessoas. O desenvolvimento sustentável transforma a realidade das comunidades. O ecoturismo tem a capacidade de transformar a vida da comunidade e gerar renda para as famílias, unindo a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico, proporcionando qualidade de vida. Esta é a visão da presidente da TEIS, Kelly Bricker.

“A base do turismo sustentável e do ecoturismo é a cultura local e o desenvolvimento econômico das famílias aliado à preservação do meio ambiente. É fundamental a parceria dos setores público e privado para a promoção da sustentabilidade. O ecoturismo tem o poder de transformar positivamente a realidade de uma comunidade, com a geração de renda e a preservação ambiental” afirmou Kelly Bricker.

Ariane Janér, conselheira da TIES, destacou os avanços em Bonito. A conselheira acompanha os trabalhos e os investimentos feitos em Bonito há 20 anos e observou as transformações positivas. “Hoje, Bonito está preparada para o ecoturismo e tem modelos de gestão exemplar. A conservação e os trabalhos realizados com a comunidade tem trazido resultados positivos. Bonito demonstra o seu acolhimento ao turista, e uma cidade bem cuidade, os locais turísticos conservados, os passeios são de uma qualidade exemplar, pronto para receber o Mundo” afirmou Ariane Janér, EMCEE and Brazilian Laision.

Para Rodrigo Coinete, diretor do Bonito Convention Bureau, Bonito está inserido nas grandes feiras e encontros internacionais de turismo. “Nestes últimos sete anos temos trabalhado para inserir Bonito e Mato Grosso do Sul no cenário turístico internacional. Nas feiras e eventos internacionais temos apresentado Bonito para o Mundo. Onde participamos recebemos turistas interessados e pedindo informações sobre Bonito. Bonito cresce cada vez mais como atrativo turístico mundial” afirmou Rodrigo, durante a abertura da Conferência.

Importantes diretrizes serão discutidas durante a ESCT 14 e estratégias serão definidas para consolidar a sustentabilidade do turismo no Brasil. O desenvolvimento econômico, investimentos empresarias, a legislação e a participação da comunidade são importantes aspectos a serem analisados para a definição de ações que promovam a sustentabilidade.

Ministro Vinicius Lages planta muda de árvore durante ESTC14 em Bonito.

Conferência internacional fortalece o ecoturismo e o potencial de Mato Grosso do Sul em nível mundial

28/04/2014 09h48 – Atualizado em 28/04/2014 09h48

Sub-Título

Por: Paulo Sergio de Lima com FundTur

Bonito (MS) – O governador André Puccinelli e o Ministro de Estado de Turismo, Vinícius Lages, acompanhados de especialistas internacionais, participaram da abertura da 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, realizada em Bonito. Um dos maiores eventos mundiais no setor de ecoturismo e turismo sustentável, a conferência tem destaque internacional e pela primeira vez no Brasil o evento está sendo realizado.

O governador André Puccinelli destacou as ações feitas pelo governo do Estado para a promoção do desenvolvimento sustentável, entre elas o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). “Bonito está se tornando mais conhecido ainda para o mundo como a sede mundial do ecoturismo e turismo sustentável. É um grande avanço para o Estado de Mato Grosso do Sul receber este evento e um orgulho para os sul-mato-grossenses. O turismo é o quinto pilar da nossa economia e desde que determinamos, em 2008, a construção do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), estamos trabalhando pelo desenvolvimento sustentável em nosso Estado. Fizemos um diagnóstico para aplicarmos a terapêutica correta e necessária. O que pode e o que não pode fazer no Estado, no sentido de desenvolvimento econômico, alertando para os cuidados para termos o desenvolvimento sustentável. A sede da conferência é uma conquista e uma oportunidade em que especialistas no mundo inteiro estarão trocando informações e conhecimento para termos nosso Estado e o Brasil cada vez mais preservado” afirmou Puccinelli.

Para o ministro do Turismo, Vinícius Lages, Bonito tem destaque nacional e internacional e é um dos roteiros mais conceituados em ecoturismo. “O Brasil é um dos países que mais atrai eventos internacionais, a média de um evento por dia. O turismo de natureza tem crescido a média de 25% ao ano, segundo informações da OMT (Organização Mundial do Turismo). Bonito tem vocação para o ecoturismo. Mato Grosso do Sul é um exemplo que projeta o Brasil para o mundo e consolida os padrões e a qualidade do nosso turismo em níveis internacionais. Estamos avançando e nos estruturando cada vez mais para termos condições de trazer eventos internacionais para nosso país. Nesta 8ª Conferência (ESTC 14) serão trazidas diretrizes e experiências positivas de estratégias que conciliaram o turismo com o desenvolvimento econômico e sustentável. A semente da sustentabilidade está plantada nas ações do Ministério do Turismo” afirmou o ministro Vinícius Lages.

Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou a importância deste evento para o fortalecimento do turismo no Estado. “Concorremos com outros oito destinos mundiais e conseguimos trazer a conferência para Bonito. É uma grande conquista e uma grande responsabilidade também. É resultado de um esforço conjunto do governo do estado, governo federal, Sebrae, Fecomércio, a prefeitura de Bonito e parceiros que se esforçaram para trazer este evento para Bonito. A TIES (The International Ecotourism Society), responsável pela Conferência, é uma instituição conceituada mundialmente. É um importante avanço para o turismo no Estado. Especialistas, estudiosos e pesquisadores mundiais estarão reunidos para troca de conhecimento e práticas sustentáveis que vão contribuir muito para o Mato Grosso do Sul e para todo o Brasil” afirmou Nilde.

Sustentabilidade

O ponto forte da conferência é a sustentabilidade, a construção de uma economia voltada para o fortalecimento do ecoturismo com a participação da comunidade aliada à preservação ambiental.

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, Bonito está no roteiro de turistas do mundo inteiro e precisa cada vez mais se estruturar para receber as pessoas. “Temos que nos aprimorar cada vez mais para recebermos os turistas e visitantes do mundo inteiro, qualificar os trabalhadores e fortalecer o setor empresarial. O poder executivo tem que apoiar a iniciativa privada com investimentos e distribuição de renda com emprego para a população. É uma grande satisfação receber aqui em Bonito este evento internacional e é o resultado de todo nosso trabalho” afirmou o prefeito de Bonito.

A ESTC 2014 é um marco não apenas para Bonito e Mato Grosso do Sul, mas também para as pessoas. O desenvolvimento sustentável transforma a realidade das comunidades. O ecoturismo tem a capacidade de transformar a vida da comunidade e gerar renda para as famílias, unindo a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico, proporcionando qualidade de vida. Esta é a visão da presidente da TEIS, Kelly Bricker.

“A base do turismo sustentável e do ecoturismo é a cultura local e o desenvolvimento econômico das famílias aliado à preservação do meio ambiente. É fundamental a parceria dos setores público e privado para a promoção da sustentabilidade. O ecoturismo tem o poder de transformar positivamente a realidade de uma comunidade, com a geração de renda e a preservação ambiental” afirmou Kelly Bricker.

Para Rodrigo Coinete, diretor do Bonito Convention Bureau, Bonito está inserido nas grandes feiras e encontros internacionais de turismo. “Nestes últimos sete anos temos trabalhado para inserir Bonito e Mato Grosso do Sul no cenário turístico internacional. Nas feiras e eventos internacionais temos apresentado Bonito para o Mundo. Onde participamos recebemos turistas interessados e pedindo informações sobre Bonito. Bonito cresce cada vez mais como atrativo turístico mundial” afirmou Rodrigo, durante a abertura da Conferência.

Ariane Janér, conselheira da TIES, destacou os avanços em Bonito. A conselheira acompanha os trabalhos e os investimentos feitos em Bonito há 20 anos e observou as transformações positivas. “Hoje, Bonito está preparada para o ecoturismo e tem modelos de gestão exemplar. A conservação e os trabalhos realizados com a comunidade tem trazido resultados positivos. Bonito demonstra o seu acolhimento ao turista. É uma cidade bem cuidada. Os locais turísticos são conservados, os passeios são de uma qualidade exemplar, prontos para receber o Mundo” afirmou Ariane Janér, EMCEE and Brazilian Laision.

Prefeito Leleco em seu discurso na abertura da ESTC14.

ACESSO RÁPIDO