Fila de carros foi registrada na tarde sábado (5) devido a ação preventiva realizada na barreira sanitária, com aferição de temperatura e registro de placas dos veículos (Foto: Jabuty)

Saúde também realizou ação educativa no Distrito Águas do Miranda

Entre os dias 4 e 7 de setembro, primeiro feriado prolongado após abertura do turismo, o município de Bonito recebeu um grande fluxo de visitantes, tanto de MS quanto do Brasil.  Conforme dados do Posto de Controle de Monitoramento montado na MS-178, na entrada de Bonito, 10.941 pessoas passaram por entrevista e aferição de temperatura neste período e 3.689 veículos foram abordados.

A Guarda Municipal também divulgou balanço do feriado. De sexta até segunda-feira foram registrados 21 denúncias de aglomeração, 31 ligações diretas para o 153 da GCM, 14 festas foram encerradas – a maioria em casas alugadas para temporada – 6 pessoas foram encaminhadas para delegacia por descumprimento do decreto, 8 estabelecimentos receberam orientação sobre distanciamento das mesas e 11 estabelecimentos foram orientados sobre o fechamento após o toque de recolher.

“Não foi emitido nenhum termo de notificação para nenhum estabelecimento, porque no geral, todos estavam seguindo o protocolo e quando era identificada alguma irregularidade, como distanciamento das mesas, os proprietários atendiam de imediato, sem grandes transtornos”, detalhou Mariana Correa, chefe do departamento de Vigilância Sanitária em Bonito.

A Vigilância também realizou rondas a pé pelas calçadas e ruas da cidade, orientando visitantes e moradores sobre o uso de máscaras e o distanciamento social. Ação semelhante foi realizada no Distrito Águas do Miranda, que recebe grande fluxo de visitantes para a prática do turismo de pesca.

Protocolos

Conforme protocolos de biossegurança da Atratur (Associação dos Atrativos Turisticos de Bonito e Região) e da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria) a capacidade máxima, tanto dos meios de hospedagem, quanto dos passeios, foi reduzida durante a pandemia, por isso, praticamente todos os setores registraram lotação máxima durante o feriado.

Confira todos os protocolos de biossegurança na mátéria: https://www.bonito.ms.gov.br/2020/06/24/seis-segmentos-de-bonito-apresentaram-protocolos-de-biosseguranca-confira-aqui/