SIM Cidema foi lançado em maio, em reunião com demais prefeitos

O prefeito Josmail Rodrigues e prefeitos que compõem o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa) assinaram nesta quinta-feira (19) o termo de unificação do SIM (Selo de Inspeção Muncipal), criando um único selo válido nos 11 municípios, ou seja, o produtor rural que fizer a inscrição em qualquer um dos municípios consorciados, poderá comercializar seu produto também nos demais.

Josmail lembrou que a instituição do SIM em Bonito é uma luta antiga, iniciada ainda quando era vereador e que exigiu muitas conversas e tratativas, com diferentes setores para que finalmente viesse a acontecer. “Foi um processo muito demorado e muito difícil, porque quando se fala em taxas, as pessoas tendem a recusar, mesmo sendo algo necessário e que vai melhorar a qualidade do serviço ofertado e gerar novas oportunidades. Mas agora, com a união dos municípios, criação do grupo de trabalho e apoio do Sebrae em todo esse processo, com certeza será mais fácil mostrar ao produtor a importância do SIM”, detalha.

Luíza Valcione, coordenadora do grupo de inspeção do SIM Cidema, lembrou que o selo é uma exigência legal para a produção e comercialização de qualquer tipo de produto de origem animal. “A medida é válida para desde o mercadinho da vila, a grandes redes. Inclui também abatedouros, assentamentos que trabalham na produção de derivados do leite, do próprio laticinio, do pescado, mel, enfim”.

Ela também reforçou que a princípio o grupo de inspeção vai trabalhar em caráter orientativo, ajudando os produtores e comerciantes a se adequarem às normas e conquistarem o SIM e que até o final deste ano, não serão cobradas taxas.

Participaram da assinatura os prefeitos de Bodoquena, Kazu Hori, Caracol, Neco Pagliosa, Jardim, Clediane Matzenbacher, Guia Lopes, Jair Scapini, Porto Murtinho, Nelson Cintra ( presidente do Cidema) e representantes de Miranda, Nioaque.

Bonito e municípios do Cidema assinam criação de SIM integrado