Como a pasta tem duas vertentes, Educação e Cultura, vamos fazer por partes, lembrando que a Cultura em Bonito também está muito ligada ao Turismo e estará presente na retrospectiva daquela pasta. Na Educação, os investimentos físicos nas escolas e Centros de Educação Infantil, foram tão importantes quanto os projetos e capacitações realizados pelos professores e alunos ao longo do ano.

As Escolas Municipal Manoel Inácio de Farias, na Vila Donária e Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Correa Ferreira, no distrito Águas do Miranda, ganharam novas salas de aula e no Centro de Educação Infantil Hermínia Teixeira Siqueira, na Vila Marambaia, estão sendo construídas quatro novas salas de aulas, um berçário, dois sanitários -masculino e feminino – e uma cozinha com refeitório, totalizando 543 m², no valor de R$ 704,523,96 em recursos próprios do município. Outras unidades receberam melhorias em locais específicos, como reformas de cozinhas, armários, compra de colchões, trocadores, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Também foram entregues uniformes e Kits Escolares a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e a a merenda foi reforçada com dispensas cheias e cardápio monitorado por nutricionistas

Visando o melhor atendimento as crianças e um ambiente mais harmonioso e seguro dentro dos Centros de Educação Infantil do Município, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou um projeto de capacitação de atendentes e merendeiras.

E para melhorar a experiência educacional dos alunos, promovendo integração dos pais e familiares com a rotina escolar, foi desenvolvido o programa Família na Escolar. Nesse sentido, a Semec conta ainda com uma Psicóloga escolar, que realiza visitas periódicas as unidades, auxiliando nos diversos intervenientes da comunidade educativa.

Projetos como Feira Literária e Folclore, Tempo de Aprender e MS Alfabetiza também foram fundamentais na construção do saber em 2022. Além destes, a Semec desenvolveu em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente os projetos “Cor em Ação” e Educação Ambiental, com diversas campanhas e visitas técnicas a atrativos.

A Semec, oferece Formação Continuada para todo  o corpo docente e técnico administrativo e contribui para que a aprendizagem aconteça de forma integrada aos objetivos da escola. Atualizar, reaprender, mobilizando tempos, saberes e compartilhando conhecimentos no espaço de atuação profissional com atitude frente aos desafios pedagógicos, políticos e sociais. Sendo assim, a tarefa essencial da política educacional de incluir e fazer uma escola de qualidade para todos, exige oportunizar aos profissionais da educação a análise crítica, inovadora e permanente de sua prática, considerando as formações a partir das necessidades locais. A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos profissionais, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente.

Em parceria com a escola Studio Rosana Gabriel, a Semec deu inicio ao projeto de aulas de ballet gratuitas a alunas das escolas municipais. A princípio, 25 meninas, de 9 a 11 anos, estão sendo contempladas com aulas semanais.

Retrospectiva: investimentos físicos e na formação dos profissionais são destaques da Educação em 2022
Município recebeu um ônibus do programa Caminho da Escola, financiado com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipais e estaduais de Educação Básica Pública.

As Formaturas das turmas da Educação Infantil marcaram o final do ano letivo e do trabalho realizado em 2022.

Cultura –

Em relação a Cultura os principais destaques ficam para a retomada dos Festivais, como o Festival de Inverno e Festival da Guavira. Além destes, neste ano também foram realizados pela primeira vez o Festival de Pesca do Distrito Águas do Miranda e Festival Religioso. A ainda esteve presente na Festa de São Pedro, no projeto Cinema nos Bairros e em projetos sociais, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, como o Garoto Cidadão.