Durante os quatro anos de mandato do prefeito Odilson Arruda Soares, diversas melhorias foram feitas na saúde pública de Bonito, desde a aquisição de cinco novas ambulâncias – três entregues e duas já licitadas – até a implantação de sistemas como o E-saúde, que ajuda a identificar com melhor precisão as demandas da população, Sistema de Cores, para identificar os nível de urgência do atendimento, e a instalação de televisores para chamada eletrônica dos pacientes nas unidades de saúde.

O atendimento odontológico do município também recebeu especial atenção, com a reforma completa da sala de odontologia do ESF Rincão, abertura de uma nova sala no ESF Bom Viver e reforma da sala de esterilização do ESF Donária.

Foram adquiridos aparelhos de Raio-X, Ultrassonografia, Colposcopia (para realizar exames de cólo do útero), respiradores, uma Câmara fria para vacinas – antes armazenadas em freezer convencional – aparelho para exame da orelhinha, equipamentos para o CER (Centro de Especialidades e Reabilitação) e novo ônibus para hemodiálise .

Os repasses para o Hospital Darci João Bigaton aumentaram em 50,85% em relação a gestão anterior e a unidade recebeu total suporte para adequações físicas em período de pandemia, visando atender a comunidade de forma segura e eficaz. O prefeito Odilson também apresentou projeto de reestruturação completa do Hospital junto ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, recebendo sinalização positiva.

A Farmácia Municipal mudou de endereço, para um local mais amplo e de melhor acesso para moradores de bairros mais afastados.

Ambulâncias

A Prefeitura de Bonito adquiriu 5 novas ambulâncias entre 2017 e 2020. Três delas já foram entregues, sendo duas para a Secretaria de Saúde, que atendem as unidades e o Hospital Darci João Bigaton, com o transporte de pacientes para a Capital, em casos de  média e alta complexidade e uma foi entregue a Secretaria de Turismo, para atendimento de urgência e emergência no Balneário Municipal.

Dos veículos entregues, uma é a Ambulância UTI Neonatal, equipada com uma incubadora neonatal, dois respiradores, sendo um adulto e um infantil, maca para transporte de paciente, bomba de fusão para administrar medicamentos, entre outros itens básicos para funcionamento da UTI. Foi adquirida com recursos próprios e a é a primeiro do tipo no município.

Das licitadas, uma é do Tipo A, modelo simples e a outra é do Tipo D, também UTI Móvel.

Unidades

Todas as unidades de saúde receberam pintura e reparos. Confira por bairro:

ESF Bom Viver

ESF Centro

UBS Centro

Laboratório

ESF Donária

ESF América

ESF Rincão

CAPS

A reforma do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), finalizada em abril do ano passado, foi fundamental também para uma reestruturação dos atendimentos psicológicos, diminuindo a fila de espera do local em 85%. Com espaços definidos para atendimento de cada profissional e área de convivência ampla e arejada, a psicóloga teve amparo para fazer uma nova triagem dos pacientes na fila de espera, que na época era de aproximadamente 150 pessoas e redistribuir os pacientes conforme a gravidade.

CER

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) é um órgão público municipal que tem como objetivo a reabilitação de pessoas com deficiência física, atuando por meio de equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social e médico ortopedista.

Durante essa gestão foram realizados investimentos na compra de novos equipamentos, novo sistema de gestão de fila de espera e aumento no número de profissionais, com a inclusão de mais dois fisioterapeutas e de uma terapeuta ocupacional, aprovados no concurso, além de uma assistente social e um médico ortopedista, o que resultou na redução do tempo de espera para as especialidades de terapia ocupacional e fisioterapia.