default

A SEMA realiza funções muito importantes para a nossa cidade e 2021 foi um ano de grandes conquistas que incluiu a reforma do prédio da Secretaria de Meio Ambiente e a parceria com a SEMAGRO para a instalação da sala de situação da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água da Serra da Bodoquena. São ações que podem parecer pequenas, mas são muito representativas porque alinham soluções para a conservação da natureza com vários parceiros institucionais que, de fato, estão comprometidos com a causa.

Conheça aqui algumas das principais ações da SEMA neste ano de 2021.

1) ECONOMIA CIRCULAR e GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

– Realização de pesquisa para identificar perfil dos empreendedores formais e informais que atuam com coleta e comercialização de recicláveis em Bonito.

Campanha Bonito é Reciclar para coleta de resíduos perigosos e fortalecimento da coleta seletiva, em parceria com a Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito.

– Lançamento digital da ‘Cartilha da Reciclagem de Bonito’, que informa sobre os caminhos adequados e disponíveis para os resíduos sólidos urbanos.

– Lançamento da ‘Agenda dos Recicladores’, que traz os contatos telefônicos de todos os empreendedores formais, que atuam com coleta e comercialização de recicláveis em Bonito.

– Formalização de parceria com a Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito para a regular a atuação deles na Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), realizando a seleção e comercialização de recicláveis.

– Formalização de parceria com a Casa do Vidro para ação conjunta da coleta, armazenamento e comercialização de vidro para a logística reversa.

Retrospectiva: em 2021 Bonito investiu em ações de conservação do solo e destinação correta dos resíduos

– Elaboração do projeto de licenciamento ambiental para a UTR.

– Compra de 01 Caminhão Compactor para coleta de Lixo Doméstico.

Instalação de 50 ecobags para ponto de coleta de resíduos recicláveis.

– Envio de 100% do lixo domestico (rejeito) para o aterro consorciado de Jardim/MS.

– Ordenação e sinalização dos espaços no Aterro Municipal para resíduos de construção civil e resíduos de poda.

– Reforma e adequação da guarita do Aterro Municipal.

– Início da obra de cercamento do Aterro Municipal para limitar e ordenar a entrada de pessoas.

– Realização de visita técnica no atrativo turístico Estância Mimosa, para conhecer os processos de separação de resíduos, compostagem e sistema de fossa séptica, acompanhados pela Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito.

– Realização de visitas técnicas com a Cooperativa de Catadores nos atrativos Praia da Figueira, Parque das Cachoeiras e Nascente Azul, com o objetivo de sensibilizar as empresas e seus funcionários sobre a importância da separação dos recicláveis.

2) EDUCAÇÃO AMBIENTAL

– Realização da Semana de Meio Ambiente que incluiu atividades na área urbana de Bonito e ações no Distrito Águas do Miranda e nos Assentamentos Guaicurus e Santa Lúcia, em parceria com o IASB, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Obras e Vigilância Sanitária.

– Realização da I Semana de Defesa da Fauna e Flora de Bonito, que envolveu instituições públicas, privadas e terceiro setor, durante o mês de setembro, com objetivo de chamar a atenção da comunidade para a importância da biodiversidade, e especialmente combater as colisões nas estradas com a fauna silvestre.

Foto: divulgação

– Apoio e participação na edição 2021 do CATA GUAVIRA para realização de intervenção artística no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro, através de pintura decorativa conduzida por voluntários e alunos do Intituto Família Legal.

– Apoio ao Curso Gratuito de Melipolinicultura onde se cultiva abelhas sem ferrão em parceria com a AGRAER, no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro.

3) ARBORIZAÇÃO URBANA E VIVEIRO MUNICIPAL

– Doação de mais de 6mil mudas de árvores nativas para reflorestamento e arborização urbana.

– Plantio de mais de 10 mil mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro

Reforma do galpão do Viveiro Municipal que incluiu melhorias no piso, na rede elétrica e hidráulica, além de pintura.

– Realização de mais de 200 vistorias para poda e supressão vegetal na área urbana.

– Realização de reunião com podadores locais e ENERGISA para orientar sobre cuidados com a poda e a rede de energia elétrica.

– Revisão do Guia Municipal de Arborização Urbana.

– Realização de visita técnica no Viveiro da RPPN do Recanto Ecológico Rio da Prata com os servidores que atuam no Viveiro Municipal para troca de experiências.

– Parceria com o Recanto Ecológico Rio

Parceria com o Recanto Ecológico Rio da Prata e com a Fazenda São Geraldo para recebimento de doação de substrato e terra para o Viveiro Municipal

4) CONSERVACAO DE SOLO E RECURSOS HÍDRICOS

– Apoio, através de empréstimo de maquinário, para o Projeto Águas de Bonito que atua com ações de conservação de solo em áreas privadas, incluindo realização de curvas de nível, cercamento de mata ciliar e reflorestamento, na região conhecida como Alto do Rio Mimoso.

– Acompanhamento e orientação em obras conservação de estradas municipais, através do apoio da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água da Serra da Bodoquena.