Atendimento Águas do Miranda

Após o primeiro ano de reestruturação das políticas públicas e da Assistência Social em si, a Secretaria de Assistência Social de Bonito desenvolveu em 2022, uma série de projetos e campanhas, que abordaram desde a Abuso e a Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, até inclusão das mulheres, mães de família, no mercado de trabalho, por meio de capacitação e cursos ofertados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

O grupo ”Mulheres que Criam”, formado por 22 mulheres, começou com as oficias de Biscuit e Consertos e Reparos de Roupas, ministradas no CRAS em parceria com a Associação dos Artesãos de Bonito. Além do biscuit e dos reparos, elas começaram também a fazer o crochê e o tricô, tapetes de retalhos e mais uma infinidade de opções em produtos feitos a mão e hoje vendem seus produtos na Feira do Artesão em exposições na cidade.

A Assistência recebeu em 2022 três novos veículos, sendo dois adquiridos com recursos do Ministério da CIDADANIA  – transferidos do Fundo Nacional de Assistência Social para o Fundo Municipal e um adquirido com recursos do Programa Criança Feliz, com contrapartida do Município e um ônibus Volare W9, ano 2015, totalmente reformado, para atender principalmente os idosos do Programa Conviver.

Retrospectiva: projetos e campanhas da Assistência Social chegaram a todas as regiões de Bonito em 2022

E realizou a  distribuição de 400 cobertores, recebidos do Governo do Estado e adquiridos com recursos oriundos do FIS (Fundo de Investimento Social), por meio da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Bonito também sediou a V Ciclo de Debates Sobre as Práticas dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e a 1ª etapa regional do Seminário Estadual de Políticas Públicas LGBT+, para discutir os avanços das políticas públicas, bem como desenvolvimento de programas, projetos e atividades de integração das ações voltadas para a população LGBT.

Só no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Assistência Social de Bonito realizou 14.133, que envolvem desde acolhida nas instituições da Rede, visitas, entrega de cestas, cobertores, auxílios, por exemplo. Alguns números a se destacar são os Atendimento Socioassistencial no CRAS, que somam 2362; já os benefícios eventuais, como cestas, cobertores, pesagem, documentação civil, Cobertor, Auxílio Natalidade foram 1128. Também foram realizadas 1054 Visitas Domiciliares neste período.

As equipes ampliaram o atendimento na área rural do município, com visitas regulares ao Assentamento Guaicurus e Distrito Águas do Miranda. E as parcerias com outras secretarias foram fundamentais nas campanhas de conscientização, como

• Faça Bonito: Campanha contra o Abuso e a Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.
  • Campanha de combate ao trabalho infantil;
  • Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo
  • Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher

A SAS realizou em 2022 a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e II Conferencia Municipal de Promoção da Igualdade Racial no Distrito Águas do Miranda e fortaleceu as equipes, com capacitação dos Servidores, Conselheiros e Rede Assistencial.

A Banda Municipal foi reestruturada e em 2022 abriu uma turma baby, para crianças entre 6 e 10 anos e atualmente conta com 97 alunos. O programa Conviver promoveu uma série de atividades recreativas e de inclusão com os idosos, inclusive com a participação de municípios vizinhos em bailes e eventos.