O primeiro ano de gestão do prefeito Josmail Rodrigues foi realmente de muitos investimentos na melhoria do serviço público e a Saúde foi um setor que se destacou, não apenas pelos desafios enfrentados no atendimento aos pacientes Covid-19 e posteriormente as campanhas de vacinação, mas também pelos projetos e aquisições, seja de equipamentos ou até ambulâncias.

Já no começo do mandato, foram realizadas manutenções nas unidades de Saúde, inclusive atendendo a demanda da comunidade com a instalação de um toldo e de bancos de concreto para a Estratégia Saúde da Família – ESF do Jardim Bom Viver. 

Duas novas ambulâncias foram recebidas para agilizar o atendimento a população, sendo uma tipo “A” que ficou a disposição da Secretaria Municipal de Saúde nos serviços de atendimento aos pacientes e uma UTI Neonatal tipo D, que foi entregue ao Hospital Darci João Bigaton para transporte dos pacientes até a Capital.

O Hospital Darci João Bigaton recebeu investimentos que garantiram a ampliação de leitos Covid e de equipamentos necessários para atendimento deste público, sendo dois respiradores mecânicos que servem para pacientes entubados conseguirem respirar (pulmão artificial) e uma bomba de infusão usada para fazer medicamentos para o coração e cabeça com dose efetiva. A unidade ainda foi aperfeiçoada com duas salas pós-cirúrgico, para receber o paciente em pós-operatório imediato até que se recupere.

Ainda relacionado ao cuidado dos pacientes Covid, a Prefeitura investiu no CER (Centro de Especialidades em Reabilitação), para proporcionar a recuperação físico-funcional e reintegração social com procedimentos de reabilitação pulmonar em pacientes pós-covid.

Retrospectiva: de equipamentos a ambulâncias, Saúde passou por reestruturação em 2021

O serviço de Pediatria foi ampliado e levado para o bairro. Desde o dia 16 de novembro o ESF Vila Donária tem atendimento semanal com o pediatra Dr. Rony e o CER agora também possui um especialista da área exclusivo para as crianças em recuperação.

Retrospectiva: de equipamentos a ambulâncias, Saúde passou por reestruturação em 2021

O Posto de Saúde Central recebeu novo equipamento de testes bioquímicos e o município aderiu ao Projeto Bem Nascer MS’, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. Com isso o Governo do Estado entregou um aparelho de ultrassom moderno, de alta qualidade, que vai garantir um atendimento adequado as mães e aos bebês.

Outra iniciativa que visa garantir um atendimento digno as gestantes do município é a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual sobre os trabalhos de obstetrícia no Hospital Darci João Bigaton, no qual foi instituindo um protocolo de atendimento que deverá ser seguido por todos os profissionais.

Embora as mudanças tenham começado no primeiro bimestre do ano, deixamos a Farmácia Municipal por último por ser uma das mudanças mais significativas da gestão. Além do espaço físico, que foi ampliado e melhorado, com todas os critérios de acessibilidade, o atendimento ao público e a oferta de medicamentos foram notados e bem avaliados pelos usuários. Confira cada detalhe dos pontos citados na matéria, nos links disponíveis no texto.