A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma série de ações em 2022, com base no Planejamento Estratégico estruturado para o período de 2021 a 2024, com foco nas áreas da gestão pública municipal de meio ambiente. Por ser a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, Bonito tem demandas urgentes quando o assunto é preservação do meio ambiente, com destaque para a coleta dos resíduos sólidos e cuidado com os rios.

Só de janeiro a novembro deste ano, Bonito recebeu aproximadamente 280 mil visitantes, gerando 54 mil toneladas de lixo não reciclável, o que chamamos de “rejeito” e que foi destinado para o Aterro Sanitário de Jardim. A Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito, que atua na Unidade de Triagem de Resíduos (UTR) conseguiu selecionar e comercializar 92 toneladas de material reciclável, que significam menos de 1% do total de resíduos produzidos pela cidade.

A vantagem é que existem outros empreendedores atuando com coleta e comercialização de resíduos recicláveis em Bonito,  o que deve elevar esse percentual para no mínimo 2%. Entretanto mesmo assim, o índice de reciclagem se mantem muito baixo e evidencia o tamanho do desafio que precisa ser enfrentado.

Outra conquista importante foi o início da coleta rural nos Assentamentos Santa Lúcia, Guaicurus, Girassol, Pé de Cedro, São José, Comunidade das Águias, Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé. Com isso foram retiradas as caçambas de lixo, que ficavam as margens das rodovias e eram utilizadas de forma irregular, com descarte de ossadas, entre outros resíduos que atrapalhavam o descarte adequados do lixo, além de poluir a paisagem.

Na área de saneamento houveram avanços importantes como a licitação da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que deve dobrar sua capacidade de tratamento, com o objetivo atender a demanda crescente de moradores e visitantes.

E houveram ganhos enormes na implantação do projeto piloto para o Programa Municipal de Educação Ambiental em que foi possível atender todos os alunos da rede municipal de ensino, tanto na área urbana como rural. Um trabalho que só foi possível com a parceria com o Instituto Mirim Ambiental, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, Polícia Militar Ambiental (PMA) e empresas parceiras que receberam alunos e professores para visitas de estudo de meio e recreação.

Bonito também foi certificado como primeiro destino de ecoturismo no mundo com “Carbono Neutro”, uma certificação inovadora emitida pela Nações Unidas à destinos que conseguem identificar suas emissões de carbono e criar metas de compensação ou neutralização. Um trabalho realizado pela SEMA e SECTUR com apoio da SEMAGRO, através da FUNDTUR MS, e consultoria da Green Iniciativities, empresa certificadora do Peru.

Foram inúmeras ações em 2022 distribuídas nos seguintes eixos estratégicos: (1) Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Rurais; (2) Fomento da Economia Circular; (3) Gestão da Arborização Urbana; (4) Conservação de Solo; (5) Fortalecimento da Defesa Civil; (6) Educação Ambiental; (7) Investimentos em infraestrutura da SEMA.

Conheça mais sobre o trabalho desta secretaria acessando o link abaixo: