O turismo de Bonito superou todas as expectativas em 2022, não apenas com os recordes de visitação, registrados em todos os meses do ano, como também pela retomada de grandes eventos, como o Festival de Inverno, Festival de Pesca do Distrito Águas do Miranda, Festival da Guavira e Festival Religioso, além de competições esportivas, com alcance internacional, como o Brasil Ride, Bonito 21K e o Mitsubishi Experience, que já confirmaram edições em 2023.

Na divulgação do Município, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio tem investido nas Redes Sociais Institucionais – Facebook, Instagran, YouTube, TikTok, Twitter, bem como em novo website institucional e ainda na produção de webserie em inglês, visando o público internacional. Também tem dado constante apoio a Presstrip e Famtour e participado de eventos nacionais e internacionais para promoção do destino e consolidação do nome de Bonito, como:

1º Integra BWT- Edição Bonito, com operadores de turismo de todo o Brasil.

Em relação as ações de conservação do destino, além das realizadas nas estradas, também foi contratada uma empresa para monitorar a qualidade e quantidade de água do Rio Formoso no Balneário Municipal, conservação das estruturas e trilhas, visitação turística, capacidade de carga, sistemas de lixo e esgoto, bem como na Gruta do Lago Azul. Já em relação a segurança dos colaboradores e visitantes, a Sectur implantou o SGSSistema de Gestão em Segurança.

Outro grande destaque deste ano foi a implantação do Programa de Qualificação para o Turismo, como parte do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito, que já formou centenas de pessoas, em diferentes cursos, como Batidas e Coquetéis;  Formação de Preço de Vendas; Camareiras e Técnicas de Arrumação; Magia das Vendas de Natal; Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem, entre outros. E já pensando nas ações de 2023, a Sectur lançou o Calendário de Alta e Baixa Temporada.

O Natal Mais Bonito, com decoração exclusiva na Praça da Liberdade, ganhou força e neste ano conta também com corredor de led na Pilad Rebuá, túnel de led na Praça e a maior árvore de natal de Bonito, além de programação cultural e musical, com shows com as duplas sertanejas Munhoz & Mariano e Thaeme & Thiago, o cantor de pagode Dieguinho e a dupla Pedro & Evandro, todos já confirmados para o final de ano.

Bonito esteve presente no 2º Fórum Internacional do Corredor Bioceânico, realizado de 20 a 25 de novembro em Antofagasta (Chile). O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, participou de uma missão técnica, percorrendo o traçado da Rota Bioceânica, com objetivo de divulgar o município e atrair visitantes paraguaios, argentinos e chilenos. O maior destino de ecoturismo do Brasil sai na frente e vai ampliar as estratégias de promoção nesse novo nicho de mercado.

Por fim, mas com grande significado, em 2022 Bonito foi certificado como primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro pela Nações Unidas para o Clima. A Capital do Ecoturismo de MS agora ganha destaque mundial pelo compromisso de diminuir a emissão de carbono na atmosfera, por meio de diretrizes e mandamentos elaborados pela ONU e que estão sendo aplicados com apoio da Green Initiatives.

Retrospectiva: carbono neutro, recorde de visitação e retomada de festivais são destaques no Turismo em 2022